Entre as propriedades mais importantes e amplamente estudadas nas corridas, nada foi deixada pra traz durante o desenvolvimento da aerodinâmica do X-Fifteens. Projetado e refinado nas instalações de túnel de vento de última geração da SHOEI, o X-Fifteen possui melhorias impressionantes em todos os desempenhos aerodinâmicos mensuráveis, mais notavelmente uma redução de 6,1% no arrasto e uma redução de 1,6% na sustentação [em comparação com seu antecessor].
O superaquecimento durante a pilotagem e as corridas pode ter um impacto direto na fadiga e na segurança do piloto, e é precisamente por isso que o desempenho da ventilação foi uma característica crucial ao projetar o X-Fifteen. Colocar o capacete em seu ritmo no túnel de vento interno da SHOEI ao longo do desenvolvimento revelou um fluxo de ar ideal em várias posições de pilotagem, mas nenhuma mais importante do que a posição aerodinâmica de corrida.
Assumindo um novo ângulo de desempenho, o sistema de blindagem CWR-F2R oferece grandes melhorias nos campos de visão superior e lateral. Os engenheiros da SHOEI revisaram a trajetória do eyeport para aumentar o campo de visão superior em 5mm sem alterar a posição da cabeça dos pilotos dentro do capacete. Embora fracionada por design, a visão resultante através do eyeport X-Fifteens é significativa enquanto posicionada em ângulos de inclinação extremos de corrida.